Mensagem

Mensagem:

Decidi criar este blogue com o intuito de divulgar uma doença endócrina rara que me afectou, chamada Síndrome/Doença de Cushing, trocar informações sobre a mesma, bem como divulgar as minhas experiências pessoais.

É necessário alertar as pessoas para esta doença silenciosa...

Caso tenham pelo menos 6 sintomas desta doença, alertem o vosso médico.

Gostaria de esclarecer que não tenho competência para diagnosticar a doença de Cushing, pois não sou médica. O melhor profissional para diagnosticar esta doença é o Endócrinologista, ou, como foi no meu caso, um Neurocirurgião com muita experiência.



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Meditação, uma atitude mais positiva perante a vida

Como sabem, o cortisol alto está intimamente ligado ao sistema emocional, principalmente ao stress, por isso, acho que a meditação é um bom complemento para ajudar a controlar o níveis de cortisol.

Meditação

A meditação consite num estado em que o seu corpo e mente estão conscientemente relaxados e concentrados.
Os praticantes desta arte têm uma atitude mais positiva perante a vida.
A meditação é usualmente associada a monges e a outras disciplinas espirituais.
Contudo, não é necessário que seja um monge ou um místico para desfrutar dos seus benefícios. Nem sequer precisa de estar num sítio especial para a praticar. Poderá até praticá-la no seu próprio quarto!

Como começar a meditar

Apesar de existirem diferentes visões da meditação, os princípios são os mesmos.
Um dos princípios mais importantes é a remoção de todos os pensamentos obstrutivos, negativos e divagantes e fantasiar, acalmar a mente com o sentido profundo de concentração. Isto limpa a mente e prepara-a para a uma actividade de alta qualidade.
Os pensamentos negativos que se tem (sobre vizinhos barulhentos, colegas de escritório mandões, sobre a multa de estacionamento que se recebeu, e todos os pensamentos indesejados) contribuem para a «poluição» da mente, e desligá-los permite «limpar» a mente para que se possa concentrar em pensamentos mais profundos, significativos e positivos.
Alguns dos praticantes conseguem abstrair-se de todas as recepções sensoriais (sem ver, sem ouvir e sem tocar em nada ) e tentam desligar-se de tudo à sua volta.
Pode-se focar num pensamento profundo, se for este o seu objectivo. Isto pode parecer um pouco ineficaz ao inicio, uma vez que estamos acostumados a ouvir e a ver constantemente, mas com a continuação deste exercício irá ficar mais consciente de tudo o que está à nossa volta.

A escolha da posição para meditar

Se achar-mos as posições de meditação demasiado difíceis (aquelas em que se arqueiam as costas de maneiras impossíveis, e contorções com aspecto doloroso) não precisamos de nos preocupar.
O mais importante é que estejamos numa posição confortável que permita a concentração, seja estarmos sentados de pernas cruzadas, deitados ou até a andar.
Se escolhermos estar sentados ou de pé, as costas devem estar direitas, mas não tensas ou rígidas. Noutras posições, o inconveniente é o perigo de adoptar uma má postura ou adormecer.
Roupas confortáveis e largas irão ajudar imenso no processo, uma vez que as roupas justas têm tendência a apertar e fazer sentir-nos tensos.

O local perfeito para meditar

O local onde se medita deve ter uma atmosfera tranquilizadora.
Pode ser na sala, quarto, ou qualquer sítio onde nos sintamos confortáveis.
O silêncio ajuda a maioria das pessoas a relaxar e a meditar; se for o caso, procure um local calmo e isolado, longe do toque do telefone ou do barulho da máquina de lavar.
A estimulação dos sentidos também pode ajudar, para isso pode-se acender algumas velas aromáticas ou incenso.

Os mantras ou sons místicos na meditação

Aqueles monges que se vê na televisão entoando aqueles cânticos monótonos estão, de facto, a entoar os seus mantras.
Um mantra é, de uma forma simplificada, um pequeno credo, um som simples que, para estes praticantes, tem um valor místico.
Não temos que entoar um mantra; no entanto, é preciso ter em conta que concentrar-mo-nos em acções repetidas como respirar ou sussurrar ajudar-nos-á a atingir um estado elevado de concentração.
O principal é a concentração.
Pode-se também tentar focar num certo objecto ou pensamento, ou até, se mantivermos os olhos abertos, focarmos apenas numa vista.
Um exemplo disto pode ser – mesmo num estado meditativo – dizendo para nós mesmos cada parte do nosso corpo e focando a nossa concentração nessa mesma parte.
Enquanto estivermos a fazer isto, devemos estar conscientes das tensões que podem existir em qualquer parte corpo.
Temos que visualizar mentalmente o alívio desta tensão.

Os riscos da meditação

A meditação é uma prática sem riscos relativos e os seus benefícios valem o esforço (ou o não esforço – relembre-se de que estamos a falar de relaxar).
Os estudos mostram que a meditação traz efeitos psicológicos benéficos para o corpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário